frase do dia:

" a felicidade não está em fazer o que a gente quer e sim em querer o que a gente faz."
Jean Paul Satre


24.6.11

Sânziană

uma semana depois, 3 cm a menos na cintura.... fazer dieta é sacrificante, mas ver resultados é fundamental! agora: 15 dias sem carboidratos, quero só ver...

sanziana
hoje, dia 24 de junho, na Roménia  é dia deSânziană, um ritual folclórico em honra as fadas, adoro fada! acho essa comemoração muito linda, pois fala de amor, crença e tradição.

as mulheres devem se vestir de branco e passar o dia colhendo sanzianas no campo para fazer coroas e buques, e ao anoitecer voltam à vila com coroas de flores na cabeça acreditando terem se tornado fadas, elas dançam em volta da fogueira e rezam.
acredita-se ser um ritual pagão em celebração do solstício de verão.


em algumas regiões, as meninas devem guardar suas coroas até o próximo Sânziene . isso traria fertilidade para a terra de sua família.
além disso, se colocar a coroa de flores sob o seu travesseiro a noite logo após Sânziene , é possível que elas premuniriam o homem de suas vidas ( ursitul , "o predestinado").
outra crença popular é que durante a noite de Sânziene, os céus se abrem, tornando-se um periodo perfeito para fazer pedidos e fazer sua oração, pois o canal estaria mais aberto para ser ouvido por DEUS.

Um comentário: